Infraestrutura bombando: por que investidores estão brigando por estradas federais
- Redação Liga News

- 18 de ago.
- 2 min de leitura
Concorrência recorde, deságio de quase 20% e bilhões em investimentos mostram que, apesar dos juros altos, os leilões rodoviários ganharam tração em 2025.

Quem disse que os juros altos e a economia travada iam esfriar os leilões rodoviários? Pois 2025 está aí para desmentir. O certame da Rota Agro (BR-060/364/GO/MT) atraiu cinco participantes, o maior número em sete anos. Foi tanta disputa que empatou o recorde de 2018 (BRs 116 e 392), mas com uma diferença: agora há mais projetos em carteira e mais diversidade de players na mesa.
💸 Desconto agressivo: sinal de maturidade ou de risco?
O Consórcio Rota Agro Brasil venceu oferecendo um deságio de 19,7%, o segundo maior entre 18 leilões recentes. Traduzindo: o mercado acredita no modelo e topa margens apertadas.
Mas será que essa ousadia vai se sustentar nos 30 anos de concessão? Advogados de peso dizem que sim, que o arcabouço regulatório está mais maduro e dá segurança para descontos agressivos sem comprometer investimentos.
🏗️ Quem está no jogo: XP, construtoras e novas caras
Se antes leilão rodoviário era território quase exclusivo de grandes empreiteiras, agora o tabuleiro está mais diverso. No páreo, vimos nomes como a XP, construtoras como Way Brasil e VF Gomes, além da EPR, especialista em concessões.
Resultado: o setor está mais plural, competitivo e menos dependente dos velhos players.











